A
proposta pedagógica adotada neste Curso de Especialização
foi formulada com o propósito de desenvolver a análise
crítica e a capacidade de manter de forma autônoma a
contínua atualização na área de aprendizagem
motora.
A aquisição e assimilação do conteúdo
ocorrerão exclusivamente em atividades realizadas à
distância. Nessas atividades os alunos receberão: (a)
um roteiro de estudo em hipertexto, contendo introdução
e orientação para cada módulo temático
do curso, no qual o assunto será contextualizado; (b) questões
para elaboração sobre o conteúdo abordado, buscando
levar à reflexão e aprofundamento de análise;
(c) textos anexados, compostos por artigos de pesquisa e de divulgação
científica; (d) indicação de leituras complementares;
e (e) descrição de tarefas experimentais para serem
realizadas individualmente ou em grupo.
Os módulos temáticos são subdivididos em fases,
nas quais são apresentadas leituras e atividades. Em cada semana
são cumpridas 3 fases (com duração estimada de
3 horas cada uma). Acionando este link
você acessará o módulo Lateralidade & Comportamento
Motor, desenvolvido em edição anterior, obtendo assim
uma idéia mais precisa da forma de trabalho.
As atividades associadas aos módulos, assim como as demais
realizadas pelos alunos, serão consideradas na avaliação
(ver abaixo). No cronograma são apresentadas datas de referência
para cada fase. No entanto, um ponto que consideramos bastante positivo
em nossa forma de interação é que as atividades
podem ser desenvolvidas nas datas e horários mais convenientes
para os participantes.
Cada aluno terá um Tutor, que será responsável
por acompanhar o seu desenvolvimento do início ao fim do curso,
dirimir dúvidas e avaliar as tarefas realizadas. Como o canal
de comunicação com o Tutor estará permanentemente
aberto, a interação será potencialmente mais
intensa do que no ensino presencial.
Alguns dos aspectos mais importantes para obtenção de
sucesso nesta modalidade de curso são os seguintes:
1. Disciplina em seguir as atividades indicadas dentro do cronograma
estabelecido. Isso requer que seja reservado um período semanal
de pelo menos 9 horas para estudo e realização de atividades,
tais como tarefas elaboração de textos e trabalhos experimentais.
2. Autonomia na busca de informações na internet e em
bibliotecas.
3. Capacidade de aprendizagem com base em leitura.
Assim, recomenda-se que os interessados façam uma auto-avaliação
em relação a estes critérios antes de se inscrever
no curso.
Avaliação
O sistema de avaliação terá a seguinte composição:
1. Notas em cada módulo: peso 3
2. Prova presencial ao final do curso: peso 3
3. Monografia: peso 4
Em todos os itens de avaliação a nota mínima
para aprovação será 7.