Universidade de São Paulo

Escola de Educação Física e Esporte

Departamento de Biodinâmica

Laboratório Sistemas Motores Humanos

Curso de Especialização em Aprendizagem Motora

 

Apresentação

Programa

Inscrição

Equipe

Método

Requisitos

População Alvo

Cronograma

 

Método

A proposta pedagógica adotada neste Curso de Especialização foi formulada com o propósito de desenvolver a análise crítica e a capacidade de manter de forma autônoma a contínua atualização na área de aprendizagem motora.
A aquisição e assimilação do conteúdo ocorrerão exclusivamente em atividades realizadas à distância. Nessas atividades os alunos receberão: (a) um roteiro de estudo em hipertexto, contendo introdução e orientação para cada módulo temático do curso, no qual o assunto será contextualizado; (b) questões para elaboração sobre o conteúdo abordado, buscando levar à reflexão e aprofundamento de análise; (c) textos anexados, compostos por artigos de pesquisa e de divulgação científica; (d) indicação de leituras complementares; e (e) descrição de tarefas experimentais para serem realizadas individualmente ou em grupo.
Os módulos temáticos são subdivididos em fases, nas quais são apresentadas leituras e atividades. Em cada semana são cumpridas 3 fases (com duração estimada de 3 horas cada uma). Acionando este link você acessará o módulo Lateralidade & Comportamento Motor, desenvolvido em edição anterior, obtendo assim uma idéia mais precisa da forma de trabalho.
As atividades associadas aos módulos, assim como as demais realizadas pelos alunos, serão consideradas na avaliação (ver abaixo). No cronograma são apresentadas datas de referência para cada fase. No entanto, um ponto que consideramos bastante positivo em nossa forma de interação é que as atividades podem ser desenvolvidas nas datas e horários mais convenientes para os participantes.
Cada aluno terá um Tutor, que será responsável por acompanhar o seu desenvolvimento do início ao fim do curso, dirimir dúvidas e avaliar as tarefas realizadas. Como o canal de comunicação com o Tutor estará permanentemente aberto, a interação será potencialmente mais intensa do que no ensino presencial.
Alguns dos aspectos mais importantes para obtenção de sucesso nesta modalidade de curso são os seguintes:
1. Disciplina em seguir as atividades indicadas dentro do cronograma estabelecido. Isso requer que seja reservado um período semanal de pelo menos 9 horas para estudo e realização de atividades, tais como tarefas elaboração de textos e trabalhos experimentais.
2. Autonomia na busca de informações na internet e em bibliotecas.
3. Capacidade de aprendizagem com base em leitura.
Assim, recomenda-se que os interessados façam uma auto-avaliação em relação a estes critérios antes de se inscrever no curso.

Avaliação
O sistema de avaliação terá a seguinte composição:
1. Notas em cada módulo: peso 3
2. Prova presencial ao final do curso: peso 3
3. Monografia: peso 4
Em todos os itens de avaliação a nota mínima para aprovação será 7.