III Seminário de Crescimento e Desenvolvimento Motor da EEFEUSP

Apresentação

A rede de investigação formada pelos Laboratórios de Comportamento Motor e de Hemodinâmica da Atividade Motora da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo, Laboratório de Cineantropometria e Estatística Aplicada da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, Núcleo de Investigação de Actividade Física e Saúde da Universidade Pedagógica de Moçambique e Laboratório de Crescimento e Desenvolvimento da Faculdad de Educación Física e Deporte da Universidad Nacional de Educación Enrique Guzmán y Valle do Peru tem produzido inúmeros trabalhos intelectuais, incluindo artigos em periódicos internacionais de reconhecida reputação e livros publicados em seus respectivos países.

 

Tem sido também parte do projeto acadêmico-científico desta rede a realização de eventos científicos para a apresentação e discussão de projetos de pesquisa realizados e em realização, além de novos projetos a serem conjuntamente desenvolvidos doravante. Neste enquadramento, o Laboratório de Comportamento Motor da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo promove o III Seminário de Crescimento e Desenvolvimento, a ser realizado na Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo, nos dias 06 e 07 de fevereiro de 2020, reunindo pesquisadores nacionais e estrangeiros envolvidos com a rede de investigação, mas aberto também ao público.

 

Público-alvo: Alunos de graduação, pós-graduação e pesquisadores da área de Educação Física e Esporte

 

Programação

*sujeita a alteração 

 

Dia 6/02/2020 - Local: SALA 66

 

 

9:00 – 9:15 Abertura Oficial

 

9:15 – 10:45 – Palestra de Abertura - "Informação longitudinal sobre a coordenação motora. Já cortamos a meta, ou ainda estamos longe?" -  Prof. Dr. José António Ribeiro Maia (Universidade do Porto).

 

10:45 – 11:15 Coffee Break

 

11:15 – 12:00 – “Crescimento, composição corporal, aptidão física e coordenação motora de crianças e jovens peruanos. Efeitos de contextos diferenciados” – Prof. Ms.
Carla Santos (Universidade do Porto)

 

14:00 – 14:45 – “Em busca da excelência em jovens basquetebolistas. Delineamento e resultados preliminares do Projeto INEX” – Prof. Ms. Eduardo Guimarães (Universidade do Porto).

 

14:45 – 15:30 – “Semelhança fraterna: Perfis multivariados, mudança e estabilidade de marcadores relacionados à saúde” – Profa. Dra. Sara Pereira

 

15:30 – 15:45 Coffee Break

 

15:45 – 16:30 – “Iniciação esportiva: um olhar através da perspectiva do desenvolvimento motor” – Profa. Dra. Michele Caroline de Souza Ribas (UFSC).

 

16:30 – 17:15 - “Crescer ativo e saudável em São José dos Pinhais: proposta e desafios” - Profa. Dra. Raquel Nichele de Chaves (UTFPR).

 

 

 

07/02/2020 - Local: AUDITÓRIO MASSUCATO

 

9:00 – 10:30 – “Jovens Pinheirenses: Desafios e resultados preliminares" – Prof. Dr.  Luciano Basso (EEFE-USP).

 

10:30 – 11:15 – “Vida Saudável em Lagoa do Carro-PE: resultados preliminares e novas perspectivas" – Prof. Dr. Rafael S. Henrique (UFPE).

 

11:15 – 11:30 Coffee Break

 

11:30 – 12:15 – “Modelagem de Coordenação Motora Grossa e variáveis de desempenho: Uma abordagem alométrica” – Prof. Dr. Marcos André Moura dos Santos

(UPE)

14:30 – 15:15 – "Novos desafios a partir do modelo de restrições de Karl Newell (1986)" – Prof. Dr. Matheus Maia Pacheco

 

15:15 – 16:30 – “Palestra de Encerramento "Crescimento Físico e Coordenação Motora: um estudo de crianças peruanas" – Alcibiades B. Valdivia (Universidad Nacional de  Educación Enrique Guzmán y Valle - Perú).

 

16:30 – Confraternização final (Mini Coffee Break).

 

 

Inscrições 

► Formulário de inscrição

Inscrições gratuitas.