fau
ensino
pesquisa
cultura e extensão
 
eventos
concursos
defesas
home  contato  mapa do site  usp
 
   
I
I
I





ensino
departamentos
auh
grupos de disciplinas
conselho do departamento
docentes
relatórios de atividades


 
História da Arquitetura e Estética do Projeto

Caracterizadores da Atuação e a Presença do Departamento
Laboratórios


A articulação do Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto, em 1962, deu-se pela aglutinação administrativa e programação conjunta das antigas disciplinas de arquitetura analítica, teoria da arquitetura, economia política-estatística-administração, arquitetura no Brasil e história da arte-estética. Essa iniciativa pioneira deve ser entendida como momento de inflexão de processos culturais desencadeados no seio da Escola desde a fundação, em 1948. Tratava-se da superação, no que respeita à política de ensino, dos limites cognitivos e práticos inerentes à concepção de arquitetura e do trabalho profissional mantida nas escolas Politécnica e de Belas Artes, origem de quase todos os primeiros docentes da FAUUSP. No que diz respeito às disciplinas, atrás arroladas, as maiores deficiências sentidas eram o anacronismo temático, as tendências reducionistas próprias a uma visão puramente pragmática do ensino e, de modo decisivo, a metodologia formalista-segmentar no exame histórico da arquitetura ou meramente descritivo-ilustrativo do trato da história em geral. 

Com a fundação do Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto - AUH deu-se o início de um processo de ampla renovação, desde seus fundamentos, dos processos de ensino e pesquisa. Presidiu essa renovação a consciência da necessidade de formação de seus quadros e com esse desígnio foram organizados os primeiros cursos de pós-graduação. Desde então houve empenho do departamento na estruturação da carreira universitária e, atualmente(2015), o departamento conta com 27 (vinte e sete) professores, assim discriminados: 04 (quatro) titulares, 08 (oito) associados e 15 (quinze) doutores..

Os docentes do AUH estão distribuídos em cinco Grupos de Disciplinas (GD), a saber: 

- Fundamentos Sociais da Arquitetura e do Urbanismo  
- História da Arquitetura  
- História da Arte  
- História da Técnica  
- Urbanização e Urbanismo


LABORATÓRIOS

Relatório de Atividades 2014

O departamento conta ainda com quatro laboratórios de pesquisas, tendo no momento, um quinto laboratório em vias de formalização. São eles: 

LAP - Laboratório de Estudos Sobre Urbanização, Arquitetura e Preservação 
Coordenadora: Profa. Dra. Beatriz Piccolotto Siqueira Bueno
Objetivo: Realizar pesquisas e treinar quadros profissionais para o estudo e a pesquisa nas áreas de urbanização, arquitetura, preservação e restauro, bem como assegurar sua divulgação em diferentes estágios de elaboração. 

LABARQ - Laboratório de Informatização de Acervo 
Coordenadora: Prof. Dr. Carlos Augusto Mattei Faggin
Objetivo: Informatizar acervos técnicos e históricos nas áreas de urbanismo e arquitetura, desenvolvendo estudos - piloto e aplicativos específicos para estas finalidades. 

LABTRI - Laboratório de Modelos Tridimensionais 
Coordenadora: Profa. Dra. Mário Henrique Simão D'Agostino
Objetivo: Elaborar modelos tridimensionais para estudantes de curso secundário, desenvolvidos por alunos bolsistas para a criação de kits de obras notáveis da arquitetura e da história da arte, visando divulgar e despertar o interesse por estas obras. Pesquisar novas formas de aprendizado, voltadas para a educação em geral e educação artística em particular. 

LABFAU - Laboratório de Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo 
Coordenador: Prof. Dr. Luiz Antonio Recamán Barros
Objetivo: Abrigar, integrar e incentivar a realização de pesquisas sobre as condições sociais de produção da arquitetura e do urbanismo. 

LUME - Laboratório de Urbanismo da Metrópole 
Coordenadores: Profa. Dra. Marta Dora Grostein
Objetivo: Identificar e analisar a dinâmica de transformação e expansão da metrópole paulista com ênfase nos aspectos urbanísticos. Visa a conjugação entre planejamento e projeto urbano.


CARACTERIZADORES DA ATUAÇÃO E A PRESENÇA DO DEPARTAMENTO NA FACULDADE

O Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto da FAUUSP tem caráter singular e origem inovadora dentro do quadro dos cursos de arquitetura e urbanismo no Brasil. São três as vertentes que orientaram sua constituição e permanecem como estruturadoras de suas preocupações, reflexões e posicionamentos. Em primeiro lugar a existência de uma estrutura acadêmica aberta a várias temáticas; em segundo a compreensão de um saber histórico voltado e articulado com a questão da intervenção e por fim a formulação de questões que se propõem a fomentar a constituição de uma perspectiva crítica da arquitetura e do urbanismo. 

O departamento, visto internamente nestes termos, não se compreende isoladamente dos outros dois departamentos que compõem a FAUUSP. É nesta articulação que se desenvolvem muitas das temáticas e das especificidades de um Departamento de História dentro de uma Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, uma vez que se objetiva o ensino da história, em suas várias especificidades, de forma a subsidiar a dimensão de intervenção e da reflexão sobre a realidade que a atividade do arquiteto deve necessariamente pressupor. 

Uma das características mais evidentes desta articulação é a importância, do que hoje podemos chamar de uma formação generalista para o profissional que aqui formamos. 

Por outro lado, o Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto tem participado intensamente nas diversas fases de reformulação da nossa faculdade, procurando sempre contribuir não só para o aperfeiçoamento do ensino e formação dos novos arquitetos, como dando ênfase às práticas de pesquisa e aos seus objetivos primordiais de desenvolver o conhecimento histórico, crítico e teórico-metodológico, parte integrante de uma verdadeira cultura arquitetônica.

Expediente

T 55 11 3091 8649
F 55 11 3091 4537
e-mail: auh@usp.br

Profa. Dra. Beatriz Mugayar Kühl
chefe do departamento

Prof. Dr. Mario Henrique Simão D'Agostino
suplente da chefia

Flávia R. de O. Ribeiro
secretária de departamento
T 55 11 3091 8649
e-mail: aivalf@usp.br

Eneida Moraes de Paula
secretária de grupo de disciplinas de história da arquitetura/história da técnica
T 55 11 3091 4553
e-mail: aranei@usp.br

João Vitor Gonzaga Campos
Secretário de grupo de disciplinas de fundamentos sociais da arquitetura e urbanismo/Design
T 55 11 3091 4555
e-mail: joaovitor@usp.br

Rosemary Conceição Cruz
secretária de grupo de disciplinas de história da arte
T 55 11 3091 4537
e-mail: rococruz@usp.br

Silvia Regina Ducci de Almeida
secretária de grupo de disciplinas de urbanização e urbanismo
T 55 11 3091 4554
e-mail: srducci@usp.br