Atividades Mód. Informática - Ciclo Intermediário

  • Atividade complementar (facultativa): Consulta sobre Bate-papo
    Houve uma demanda dos cursistas para que utilizemos mais o Bate-papo, inclusive para atividades. Nesse sentido, vamos utilizar a primeira atividade deste módulo para tentar saber qual seria o melhor dia da semana e horário para que a maioria da turma participe de conversas e discussões pela internet.

    Como fazer
    • Vá à Enquete do ambiente, no caminho Interação > Enquete e anote o dia e horário em que poderia ou preferiria participar de chats.
    • Seu tutor comunicará, por e-mail, os resultados e lhe enviará, também, um tutorial explicativo sobre o uso do Bate-papo do ambiente. É bastante simples, você vai ver.
  • Atividade 1: O processo ensino-aprendizagem
    Nesta atividade, vamos consolidar nosso conhecimento sobre o processo de ensino-aprendizagem, discutido no Módulo. Desse modo, após a leitura do texto, reflita sobre as questões:
    • Que sentido tem a afirmação: “Os mecanismos de influência educativa têm um lugar no processo de ensino-aprendizagem, como um processo onde não se centra atenção em um dos aspectos que o compreendem, mas em todos os envolvidos”?
    • “A concepção defendida aqui é que o processo de ensino-aprendizagem é uma integração dialética entre o instrutivo e o educativo que tem como propósito essencial contribuir para a formação integral da personalidade do aluno”
    • Como se articula a integração dialética entre o instrutivo e o educativo?
    • “A concepção de que o processo de ensino-aprendizagem é uma unidade dialética entre a instrução e a educação está associada à ideia de que igual característica existe entre ensinar e aprender”.
    Estabeleça a relação entre instrução/educação e ensinar/aprender, produzindo um texto reflexivo.

    Como fazer
    • Partindo do estudo do texto e das reflexões realizadas, produza um texto num processador de texto.
    • Sua reflexão poderá abordar pontos (passando por vários ou detendo-se em algum) como: Qual a importância das reflexões sobre o caráter sistêmico dos componentes do processo de ensino-aprendizagem e suas relações? Em relação à concepção de processo ensino-aprendizagem qual deve orientar nossa prática? Como você tem definido os objetivos, selecionando os conteúdos, os métodos e recursos didáticos, qual o objetivo da avaliação? Como tem sido o processo de interação com os alunos?
    • Poste o texto na Biblioteca, no Tema - "Etapa 1" e no Subtema - "O processo de ensino-aprendizagem".
  • Atividade 2: O computador como recurso didático
    Planeje (obrigatoriamente), execute e avalie (se possível, caso esteja em sala de aula) uma atividade dentro dos conteúdos que você esta trabalhando neste momento em sua sala de aula, usando o computador como recurso didático.
    Para planejar a atividade participe do Chat com o tutor (que será montado conforme a discussão no grupo) e colegas para discutir o planejamento. Ao realizar as atividades planejadas, filme, tire fotos.

    Como fazer?
    • No Fórum, apresente a proposta e discuta com seus colegas suas impressões sobre a atividade, bem como os pontos positivos e negativos.
    • Leia e discuta as propostas de seus colegas.

AC: Consulta | Atividade 1 | Atividade 2


Voltar para Página Principal