Atividades Mód. Informática - Ciclo Intermediário
- Atividade 1: O processo ensino-aprendizagem
Nesta atividade, vamos consolidar nosso conhecimento sobre o processo de ensino-aprendizagem, discutido no Módulo. Desse modo, após a leitura do texto, reflita sobre as questões:
• Que sentido tem a afirmação: “Os mecanismos de influência educativa têm um lugar no processo de ensino-aprendizagem, como um processo onde não se centra atenção em um dos aspectos que o compreendem, mas em todos os envolvidos”?
• “A concepção defendida aqui é que o processo de ensino-aprendizagem é uma integração dialética entre o instrutivo e o educativo que tem como propósito essencial contribuir para a formação integral da personalidade do aluno”
• Como se articula a integração dialética entre o instrutivo e o educativo?
• “A concepção de que o processo de ensino-aprendizagem é uma unidade dialética entre a instrução e a educação está associada à ideia de que igual característica existe entre ensinar e aprender”.
Estabeleça a relação entre instrução/educação e ensinar/aprender, produzindo um texto reflexivo.
Como fazer
• Partindo do estudo do texto e das reflexões realizadas, produza um texto num processador de texto.
• Sua reflexão poderá abordar pontos (passando por vários ou detendo-se em algum) como: Qual a importância das reflexões sobre o caráter sistêmico dos componentes do processo de ensino-aprendizagem e suas relações? Em relação à concepção de processo ensino-aprendizagem qual deve orientar nossa prática? Como você tem definido os objetivos, selecionando os conteúdos, os métodos e recursos didáticos, qual o objetivo da avaliação? Como tem sido o processo de interação com os alunos?
• Poste o texto na Biblioteca, no Tema - "Etapa 1" e no Subtema - "O processo de ensino-aprendizagem". - Atividade 2: O computador como recurso didático
Planeje (obrigatoriamente), execute e avalie (se possível, caso esteja em sala de aula) uma atividade dentro dos conteúdos que você esta trabalhando neste momento em sua sala de aula, usando o computador como recurso didático.
Para planejar a atividade participe do Chat com o tutor (que será montado conforme a discussão no grupo) e colegas para discutir o planejamento. Ao realizar as atividades planejadas, filme, tire fotos.
Como fazer?
• No Fórum, apresente a proposta e discuta com seus colegas suas impressões sobre a atividade, bem como os pontos positivos e negativos.
• Leia e discuta as propostas de seus colegas.
AC: Consulta | Atividade 1 | Atividade 2