Atividades do Módulo Rádio - Ciclo Intermediário

  • Atividade 1: Diagnóstico e Gestão da Comunicação
    Agora, pare por um momento e procure identificar os vários ecossistemas que perpassam o espaço escolar.
    Pense nos fluxos comunicativos, na qualidade e na eficiência da comunicação que caracteriza os espaços educativos. Quais os maiores problemas de comunicação que você identifica na sua unidade escolar?
    Pensando na gestão da comunicação em espaço educativo, com base nesse diagnóstico, o que poderia ser feito para melhorar as relações de comunicação? Você acha que ter uma emissora de rádio na sua escola poderia ajudar a resolver ou minimizar eventuais problemas? De que forma?
    Vamos participar de um bate-papo sobre essa questão.

    Como fazer
    • No horário marcado pela turma, entre na sala de Bate-papo e em suas intervenções iniciais, coloque o que pensou sobre o tema.
    • Discuta com seus colegas da turma.
    • Caso não possa participar no dia e horário indicado, você deve entrar posteriormente no espaço do Bate-papo e ler o que foi a conversa, registrando sua reflexão, que será vista pelos colegas interessados e pelo tutor.
  • Atividade 2: Planejando em grupo
    A atividade consiste num exercício a ser elaborado como um “projeto de rádio” para a escola. Para realizar atividade procure: 1. Com base nos itens de “a” - “f” da seção “O que é necessário para começar”, preparar, inicialmente, um pré-projeto, tão completo quanto conseguir.
    2. Submeter, em seguida, este pré-projeto à apreciação de possíveis colaboradores na escola (outros professores e, possivelmente, alunos), solicitando comentários e correções.
    3. Incorporar as sugestões da equipe que se apresentarem como coerentes com o escopo da proposta e discuta com seus colaboradores a redação final do projeto.
    4. Fazer um relatório final anotando: a) quanto tempo foi gasto desde a elaboração da primeira versão até o fechamento do projeto; b)como se deu a participação de toda a equipe na elaboração do projeto; c)qual foi a reação da direção da escola em relação ao projeto elaborado.
    Ainda que estejamos falando em “exercício”, o objetivo é que os professores-cursistas, especialmente aqueles que exercem a docência, viabilizem, em sua escola, o projeto de rádio que acabam de elaborar.

    Como fazer
    • Socialize a versão final do projeto e também observações sobre como se deu o planejamento conjunto com o grupo, no Fórum da atividade.
    • Leia e discuta as contribuições dos colegas.
  • Atividade complementar: Orçando o equipamento
    A finalidade desta atividade é pesquisar o impacto financeiro da montagem e manutenção de uma rádio escolar, e simultaneamente desenvolver estratégias de gestão financeira para viabilizar projetos pedagógicos. Desse modo, siga os seguimentos passos:
    1. Com base na configuração (ver tabelas da seção “EQUIPAMENTOS: CONFIGURAÇÕES POSSÍVEIS”) mais adequada ao contexto escolar no qual você atua, faça um orçamento para um projeto, considerando:
    a. consulta a pelo menos três fornecedores/lojas (a consulta pode ser feita pela internet);
    b. substituição de equipamentos por outros equivalentes ou suficientes (ex.: trocar uma mesa de oito canais por outra de seis);
    c. possibilidade de compra de artigos usados com garantia;
    d. aproveitamento de material já existente na escola (ex.: microfones, computadores).

    2. Cumprida a etapa inicial, desenvolva um planejamento de captação de recursos para suprir a eventual diferença entre o que a escola necessitaria adquirir e o que ela pode adquirir. Nesta etapa, considere:
    a. a possibilidade de emprego de fundos da escola (verba MEC, dotação orçamentária, APM) para complementar a compra;
    b. a possibilidade de doações ou “patrocínios” da comunidade envolvida;
    c. o uso de “estratégias alternativas”, tais como eventos, gincanas e outros com vistas a angariar fundos para a montagem da rádio.

    As soluções criativas para reduzir custos ou simplificar tarefas devem ser socializadas no fórum específico Rádio na Escola, junto com levantamento de preços. É sugerida, para os cursistas, a formação de equipes de trabalho compostas por professores, estudantes e membros da comunidade.

    Como fazer
    • Disponibilize sua produção no fórum da atividade.
    • Leia e comenta as soluções encontradas pelos colegas, debatendo também com o mediador.

Atividade 1 | Atividade 2 | AC: Orçando o equipamento



Voltar para Página Principal