Atividades do Módulo Rádio - Ciclo Intermediário
- Atividade 2: Planejando em grupo
A atividade consiste num exercício a ser elaborado como um “projeto de rádio” para a escola. Para realizar atividade procure: 1. Com base nos itens de “a” - “f” da seção “O que é necessário para começar”, preparar, inicialmente, um pré-projeto, tão completo quanto conseguir.
2. Submeter, em seguida, este pré-projeto à apreciação de possíveis colaboradores na escola (outros professores e, possivelmente, alunos), solicitando comentários e correções.
3. Incorporar as sugestões da equipe que se apresentarem como coerentes com o escopo da proposta e discuta com seus colaboradores a redação final do projeto.
4. Fazer um relatório final anotando: a) quanto tempo foi gasto desde a elaboração da primeira versão até o fechamento do projeto; b)como se deu a participação de toda a equipe na elaboração do projeto; c)qual foi a reação da direção da escola em relação ao projeto elaborado.
Ainda que estejamos falando em “exercício”, o objetivo é que os professores-cursistas, especialmente aqueles que exercem a docência, viabilizem, em sua escola, o projeto de rádio que acabam de elaborar.
Como fazer
• Socialize a versão final do projeto e também observações sobre como se deu o planejamento conjunto com o grupo, no Fórum da atividade.
• Leia e discuta as contribuições dos colegas. - Atividade complementar: Orçando o equipamento
A finalidade desta atividade é pesquisar o impacto financeiro da montagem e manutenção de uma rádio escolar, e simultaneamente desenvolver estratégias de gestão financeira para viabilizar projetos pedagógicos. Desse modo, siga os seguimentos passos:
1. Com base na configuração (ver tabelas da seção “EQUIPAMENTOS: CONFIGURAÇÕES POSSÍVEIS”) mais adequada ao contexto escolar no qual você atua, faça um orçamento para um projeto, considerando:
a. consulta a pelo menos três fornecedores/lojas (a consulta pode ser feita pela internet);
b. substituição de equipamentos por outros equivalentes ou suficientes (ex.: trocar uma mesa de oito canais por outra de seis);
c. possibilidade de compra de artigos usados com garantia;
d. aproveitamento de material já existente na escola (ex.: microfones, computadores).
2. Cumprida a etapa inicial, desenvolva um planejamento de captação de recursos para suprir a eventual diferença entre o que a escola necessitaria adquirir e o que ela pode adquirir. Nesta etapa, considere:
a. a possibilidade de emprego de fundos da escola (verba MEC, dotação orçamentária, APM) para complementar a compra;
b. a possibilidade de doações ou “patrocínios” da comunidade envolvida;
c. o uso de “estratégias alternativas”, tais como eventos, gincanas e outros com vistas a angariar fundos para a montagem da rádio.
As soluções criativas para reduzir custos ou simplificar tarefas devem ser socializadas no fórum específico Rádio na Escola, junto com levantamento de preços. É sugerida, para os cursistas, a formação de equipes de trabalho compostas por professores, estudantes e membros da comunidade.
Como fazer
• Disponibilize sua produção no fórum da atividade.
• Leia e comenta as soluções encontradas pelos colegas, debatendo também com o mediador.
Atividade 1 | Atividade 2 | AC: Orçando o equipamento