CiberLAB

Laboratório de Políticas Cibernéticas - Em prol da Defesa Cibernética Brasileira

CiberLAB - Laboratório de Políticas Cibernéticas do Núcleo de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo


O Nupri tem consolidado suas ações na condução e promoção de pesquisas estratégicas à Defesa do Interesse Nacional. Nesse contexto, NUPRI  lança o Laboratório de Políticas Cibernéticas, em parceria com diversas instituições acadêmicas como consolidação de uma série de iniciativas relacionadas ao espaço cibernético, iniciadas desde 2013, com o projeto Pro Defesa e agora, mais recentemente, com o projeto fomentado pelo CNPq e Instituto Pandiá Calógeras no Programa Álvaro Alberto de Indução à Pesquisa em Segurança Internacional e Defesa Nacional N º 29/2014.

Nesse contexto, o Laboratório de Políticas Cibernéticas tem como objetivo principal a elaboração de uma metodologia brasileira específica às demandas da defesa nacional tendo como ponto de partida os marcos  já consolidadas de segurança e defesa digital. Para essa missão, torna-se fundamental que os avanços e esforços destinados à construção de abordagens já consolidadas sejam plenamente considerados e incorporados, com as devidas adaptações, em uma abordagem especificamente desenhada aos cenários de defesa e segurança nacionais. A relevância dessa iniciativa se evidência pela constatação de que o desenvolvimento de uma metodologia própria é primordial a qualquer ação dedicada à defesa cibernética, devido à necessidade de se padronizar tanto a identificação de riscos e ameaças, quanto à padronização de suas tratativas em âmbito nacional/internacional ou, ubiquamente, “digital”.

Nesse sentido, o  Laboratório de Políticas Cibernéticas possui o objetivo e a responsabilidade de (1) construir e manter de forma autônoma o Marco Brasileiro de Políticas Cibernéticas, principalmente às Políticas de Defesa Cibernética, (2) conduzir pesquisas sob demanda das áreas estratégicas envolvidas e (3) prover análises de riscos cibernéticos e planos de recomendação e ação às esferas públicas pertinentes.

Nossa metodológia

Nossa Metodologia

4 Métodos para a Defesa Cibernética Efetiva

O CiberLAB faz uso contínuo de 4 abordagens distintas que permitem nossos pesquisadores compreenderem e proporem soluções mais efetivas à Defesa Cibernética.

01. Análise de dados

Uso contínuo de tecnologias de análise de dados para análises precisas.

02. Análise Política

Aplicação da teoria e metódos da Ciência Política para a Defesa Cibernética.

03. Análise Tecnológica

Pesquisa de alta capacitação em Tecnologia da Informação.

04. Análise de Riscos

Utilização de metodologias avançadas para análise de riscos cibernéticos.

Atividades do Laboratório de Política Cibernética

Compromisso com a Defesa Cibernética

Conheça nossas ações, atividades e serviços

O Laboratório também se engajará na construção do debate público acerca da temática por intermédio da promoção de palestras, atividades com parceiros estratégicos e desenvolvimento de cursos de capacitação e treinamento com o apoio da Universidade de São Paulo e do Núcleo de Relações Internacionais da USP (NUPRI).

  • Produção de Políticas Públicas

    O CiberLAB contribui e propõe políticas públicas cibernéticas.

  • Pesquisas

    O laboratório conta com um forte componente de pesquisa, com o suporte da Universidade de São e seus parceiros.

  • Treinamentos

    O Laboratório fornece cursos, treinamentos e capacitação para agentes públicos, privados e à comunidade acadêmica.

  • Rede de Pesquisadores

    O Laboratório conta atualmente com uma vasta rede de pesquisadores engajados na produção de conhecimento para a Defesa Cibernética.

  • Difusão do Conhecimento

    O Laboratório está comprometido com a difusão dos resultados de suas pesquisas públicas por intermédio de artigos de acesso público.

  • Debate e Engajamento

    Uma série de palestras, workshops e debates são organizadas anualmente com a presença de proeminentes vozes da área com impacto nacional e internacional.