Sergio Vieira de Mello foi um dos poucos homens que obtiveram êxito e visibilidade no cenário internacional. Sua atividade profissional, até a sua trágica morte em 19 de agosto de 2003, esteve dedicada à reconstrução de comunidades que sofreram as nefastas conseqüências de guerras e de violências extremas. O caráter humanista de sua formação, associado ao seu talento para a negociação e a defesa da democracia mesmo em situações adversas, foram fatores-chave do sucesso de muitas de suas iniciativas. Seu exemplar desempenho, em defesa dos direitos e dos valores humanos, inspira a perpetuação de sua memória e o permanente debate do seu pensamento.
Livro: Sergio Vieira de Mello, pensamento e memória
No esforço de preservar o pensamento de Sérgio Vieira de Mello, o livro reúne alguns de seus artigos e entrevistas mais relevantes traduzidos para o português. Além disso, estão publicados ensaios inéditos de intelectuais e diplomatas brasileiros sobre o pensamento do personagem, que ocupou nos últimos momentos de sua carreira o cargo de Alto-Comissário de Direitos Humanos da ONU.
Sergio Vieira de Mello na sala de aula
A educação é uma componente fundamental para a construção das mentalidades das gerações vindouras. Mitos positivos são necessários para inspirar os projetos de vida em concepção, como, por exemplo, a trajetória e o pensamento de Sérgio Vieira de Mello. Nesta seção consta um catálogo com roteiros de aulas cedidos por professores e colaboradores.
Seminário
Em novembro de 2004 foi realizado, na Universidade de São Paulo, o seminário que marcou o lançamento do livro, com a participação dos autores dos ensaios sobre textos de Sérgio Vieira de Mello constantes da obra. Nesta seção estão disponíveis alguns trechos em vídeo desse evento para streaming e notícias sobre outras atividades
Textos
Como resultado da ampla pesquisa realizada para o livro, foram selecionados vários textos de Sérgio Vieira de Mello que retratam alguns dos desafios que enfrentou ao longo de sua carreira como servidor da ONU. Esses textos foram agrupados por temas e estão disponíveis nesta seção.

Sergio Vieira de Mello: Pensamento e Memória - Universidade de São Paulo 2004-2005 | acessos desde set/2005