Convite ao professor

A cultura dos direitos humanos precisa ser uma cultura popular, para ser capaz de inovar e ser realmente reconhecida. ‘Educação’ é a palavra que usamos para descrever esse processo, e ela merece mais atenção.

Você professor, é convidado a introduzir o pensamento de Sérgio Vieira de Mello em seu trabalho formador de cidadãos construtores da PAZ. Para tanto, são disponibilizadas neste portal, à comunidade docente, idéias e ações praticadas pelo nosso homenageado. Além disso, é oferecida uma orientação metodológica que visa colaborar com sua atividade de docência, na certeza de que sua iniciativa criadora e sua competência profissional levarão muito além as proposições aqui apresentadas.

Consulte as propostas didáticas divididas por áreas:

Ensino fundamental 1 (de 1ª a 4ª séries)
Ensino fundamental 2 (de 5ª a 8ª séries)
Ensino superior
Conjunto de atividades separadas por disciplinas
Frases de Sérgio Vieira de Mello

Princípios didáticos

A escola é um dos locais sociais privilegiados para o cultivo de uma cultura de paz e fraternidade entre nossas crianças e jovens. O legado de Sérgio Vieira de Mello constitui um patrimônio útil a esta construção.
Essa construção escolar implica em incorporar um conceito amplo de paz, que transcende a ausência de guerras; e cultivar valores tais como:

  • O Respeito: à vida humana, às etnias e suas culturas que compõem a humanidade, e ao meio ambiente.
  • O Diálogo: como meio eficaz de resolução de conflitos mesmo em condições adversas.
  • A Aquisição do Conhecimento: como caminho para realizar objetivos desafiadores, tais como perceber a igualdade do ser humano na diferença dos agrupamentos culturais e das organizações sociais.
  • A Alteridade: pelo estudo de condutas exemplares em prol da construção e reconstrução da paz em tempos e lugares distintos;
  • A Comunicação Social: pela difusão, a partir da escola, de intervenções construtivas na realidade.
  • A Participação: em atividades sociais como forma de contribuir para a defesa da liberdade e a consolidação da democracia.

Recursos Didáticos

Os recursos didáticos para a organização de atividades de ensino almejam propiciar:
  1. O envolvimento de crianças e adolescentes com a cultura da paz através de textos imagéticos em geral (fotografias, gravuras, pequenos trechos de vídeos, filmes), textos musicais, poéticos, contos literários relacionados ao tema.
  2. Provocações cognitivas dos alunos para a cultura da paz através de:
  • levantamento dentre os alunos de suas noções de PAZ;
  • troca de idéias sobre as noções apresentadas pelos alunos;
  • confecção de painéis com as idéias iniciais dos alunos sobre PAZ, recolhidas pelo professor;
  • observação de situações reais extraídas do noticiário diário relativos à cultura da PAZ;
  • leitura de textos informativos disponibilizados no portal SVM, sobre as comunidades em conflito e o papel desempenhado por Sérgio Vieira de Mello, na reconstrução de comunidades com base na cultura da PAZ; além de leituras sobre outros personagens de condutas exemplares nessa construção
  • discussão do conceito de PAZ praticado por Sérgio Vieira de Mello, disponibilizado no portal;
    construção de um painel de idéias sobre o conceito de PAZ a que chega a classe, após as atividades desenvolvidas sobre o tema.
  1. Pequenos projetos de intervenção social, construídos em conjunto com os alunos para a preservação, reconstrução ou cultivo da PAZ., na escola e na comunidade
  2. Leitura de textos da literatura universal sobre os elementos componentes das condições de PAZ e da Vida Humana Digna.
  3. Apresentação de textos curtos produzidos sobre a cultura da PAZ, slogans construídos sobre a Paz e seus componentes, outdoors confeccionados com convocatórias para condutas de PAZ no dia-a-dia da comunidade escolar e social, recorrendo a diferentes linguagens (desenhos, escrita, montagens de painéis ou de fotografias, gravação em vídeos).

Sergio Vieira de Mello: Pensamento e Memória ©Universidade de São Paulo 2004-2005