Érico Nogueira []

Bio


possui graduação em Filosofia (2002) e mestrado em Letras Clássicas (2006) pela USP. Atualmente é bolsista da CAPES, em nível de doutorado, vinculado ao Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da FFLCH-USP, colunista do Terra Magazine e da revista Dicta & Contradicta. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas e Literaturas Clássicas, estudando principalmente a questão dos gêneros da poesia na Antigüidade greco-latina.

Dissertações e Teses


Doutorado

Título: A doce língua: forma e matéria nos idílios bucólicos de Teócrito

Orientador: João Angelo Oliva Neto

Observações: doutorado em andamento. Início: 2007.

Mestrado

Download da dissertação: http://dominiopublico.qprocura.com.br/dp/40463/A-lirica-laudatoria-no-livro-Quarto-das-Odes-de-Horacio.html
Título: A Lírica Laudatória no Livro Quarto das Odes de Horácio

Resumo: O objetivo principal da dissertação é estudar a lírica laudatória no quarto livro das Odes de Horácio, composta de hinos e encômios. Para tanto, seguiremos trajeto predeterminado. Primeiro, estudaremos os testemunhos antigos sobre o livro quarto, o que nos permitirá verificar que a apreciação via de regra negativa que recebeu na Antigüidade ocorreu porque era considerado, erradamente, como se verá, obra de encomenda, e não porque nele a espécie laudatória predomina sobre as demais espécies líricas (com efeito, nove das quinze odes do livro são hinos ou encômios). Em seguida, partindo de textos de Aristóteles, Platão, Fócio e Horácio, estudaremos o material, a hierarquia e a natureza, em particular, do catálogo lírico do próprio Horácio, com o que haveremos de concluir que se constitui de elementos alexandrinos, organizados segundo um gradiente aristotélico e ligados entre si por relações de parentesco e semelhança, como espécies no interior de um gênero. A partir dos conceitos retórico-poéticos então identificados será possível verificar que a espécie laudatória é a mais elevada do gênero lírico, após o que se fará análise de todos os poemas estudados na dissertação, cujo traço principal é fundir metalinguagem e elogio de Augusto, o princeps.

Palavras-chave: Horácio; Poética; Retórica; gêneros da poesia; Lírica; Lírica laudatória.

Orientador: João Angelo Oliva Neto

Observações: Ano de obtenção: 2006.

Produção em Andamento


Outubro, 2010

Análise da Ode 4, 2, de Horácio (em PDF )