Universidade de São Paulo

Escola de Educação Física e Esporte

Departamento de Biodinâmica

Laboratório Sistemas Motores Humanos

Curso de Especialização em Aprendizagem Motora

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Lateralidade

Conceitos e informações originários de pesquisa científica sobre as diferentes dimensões da lateralidade humana, com ênfase em assimetrias laterais de desempenho e suas origens. Serão abordadas assimetrias físicas (entre hemisférios cerebrais e sistemas musculares); assimetrias motoras, discutindo-se a capacidade de desempenho com os lados preferido e não-preferido, em função de fatores genéticos e ambientais; e preferências laterais sensoriais (ocular e auricular) e motoras (manual e podal). Será abordada também a congruência entre as diferentes dimensões da lateralidade.

Objetivo
Transmitir conceitos e informações sobre a multidimensionalidade da lateralidade humana, com ênfase no estabelecimento de preferências laterais e assimetrias laterais de desempenho.

Número de horas: 30

Conteúdo programático
1. Introdução: lateralidade e comportamento motor
2. Arquitetura neural e assimetrias laterais
(a) Características estruturais do SNC
(b) Modelos de interação entre os hemisférios cerebrais
(c) Ativação inter-hemisférica
3. Preferências laterais
(a) Categorias de preferência lateral
(b) Multidimensionalidade das preferências laterais
(c) Consistência intertarefas
(d) Congruência interdimensões
4. Assimetrias de desempenho motor
(a) Emergência e desenvolvimento de assimetrias motoras
(b) Congruência entre assimetrias motoras
(c) Por que o desempenho é assimétrico?
5. O papel da prática
(a) Mudança da preferência lateral
(b) Variações em assimetrias de desempenho
6. Síntese

Referências bibliográficas
Gazzaniga, M.S. (2002). O cérebro dividido revisitado. Scientific American Brasil, edição especial, 4, 29-33.
Piek, J.P. (1998). Motor behavior and human skill: a multidisciplinary approach. Champaign: Human Kinetics.
Shumway-Cook, A., Woollacott, M. (2003). Controle motor: teoria e aplicações práticas (2.ed.). São Paulo: Manole
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