Universidade de São Paulo

Escola de Educação Física e Esporte

Departamento de Biodinâmica

Laboratório Sistemas Motores Humanos

Curso de Especialização em Aprendizagem Motora

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Teorias de aprendizagem motora

Conceitos fundamentais relacionados à aprendizagem de habilidades motoras, abordando a questão em uma perspectiva de cicio de vida. Serão tratadas as características dos estágios de aprendizagem e suas manifestações em diferentes variáveis indicadoras da qualidade de controle motor. Será abordado o desenvolvimento infantil, assim como as características de envelhecimento, com apresentação de informação sobre os diferentes fatores que afetam a emergência, o refinamento e posterior declínio de padrões fundamentais de movimento, tais como maturação, prática prévia, aspectos físicos e cognitivos.

Objetivo
Introduzir os conceitos e princípios fundamentais da aprendizagem de habilidades motoras, com ênfase no caráter contínuo da aprendizagem.

Número de horas: 30

Conteúdo programático
1. Introdução: o que significa aprender?
2. A aprendizagem motora pode ser observada em diferentes aspectos do comportamento
(a) Características universais das habilidades motoras que se alteram com a aprendizagem
(b) Curvas de aprendizagem
(c) Variáveis comportamentais indicadoras de aprendizagem
(d) Estágios de aprendizagem
3. Especificidade e generalidade da aprendizagem motora
(a) fatores que tornam a aprendizagem específica às condições de prática
(b) transferência de aprendizagem e suas manifestações
(c) tipos de transferência de aprendizagem
4. Aspectos desenvolvimentais da aprendizagem motora
(a) Desenvolvimento infantil
Padrões fundamentais de movimento
Aspectos que afetam o desenvolvimento de habilidades motoras
O papel da prática motora
(b) Envelhecimento
Preservação da capacidade de aprendizagem com o envelhecimento
O papel da prática de habilidades motoras na preservação da capacidade de movimento
5. Síntese

Referências bibliográficas
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