Teorias de aprendizagem motora
Conceitos fundamentais relacionados
à aprendizagem de habilidades motoras, abordando a questão
em uma perspectiva de cicio de vida. Serão tratadas as características
dos estágios de aprendizagem e suas manifestações
em diferentes variáveis indicadoras da qualidade de controle
motor. Será abordado o desenvolvimento infantil, assim como
as características de envelhecimento, com apresentação
de informação sobre os diferentes fatores que afetam
a emergência, o refinamento e posterior declínio de padrões
fundamentais de movimento, tais como maturação, prática
prévia, aspectos físicos e cognitivos.
Objetivo
Introduzir os conceitos e princípios fundamentais da aprendizagem
de habilidades motoras, com ênfase no caráter contínuo
da aprendizagem.
Número
de horas: 30
Conteúdo programático
1. Introdução: o que significa aprender?
2. A aprendizagem motora pode ser observada em diferentes aspectos
do comportamento
(a) Características universais das habilidades motoras que
se alteram com a aprendizagem
(b) Curvas de aprendizagem
(c) Variáveis comportamentais indicadoras de aprendizagem
(d) Estágios de aprendizagem
3. Especificidade e generalidade da aprendizagem motora
(a) fatores que tornam a aprendizagem específica às
condições de prática
(b) transferência de aprendizagem e suas manifestações
(c) tipos de transferência de aprendizagem
4. Aspectos desenvolvimentais da aprendizagem motora
(a) Desenvolvimento infantil
Padrões fundamentais de movimento
Aspectos que afetam o desenvolvimento de habilidades motoras
O papel da prática motora
(b) Envelhecimento
Preservação da capacidade de aprendizagem com o envelhecimento
O papel da prática de habilidades motoras na preservação
da capacidade de movimento
5. Síntese
Referências
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