Universidade de São Paulo

Escola de Educação Física e Esporte

Departamento de Biodinâmica

Laboratório Sistemas Motores Humanos

Curso de Especialização em Aprendizagem Motora

Apresentação

Programa

Inscrição

Equipe

Metodologia

Requisitos

População Alvo

Cronograma

Custo

 

Informação extrínseca

Conceitos e informações de pesquisa relacionadas à importância das informações extrínsecas na aprendizagem de habilidades motoras: instrução e conhecimento de resultados. No tema instrução, serão enfocados os meios pelos quais uma instrução pode ser transmitida e quais são os critérios para se escolher a estratégia de comunicação, assim como os efeitos esperados na aprendizagem. No desenvolvimento do tema conhecimento de resultados, serão apresentadas as diferentes formas de manipulação dessa informação sobre o desempenho e os efeitos esperados na aprendizagem motora.

Objetivo
Transmitir conceitos e princípios relacionados ao fornecimento de informações extrínsecas na forma de instrução e conhecimento de resultados.

Número de horas: 30

Conteúdo programático
1. Introdução: o papel da informação extrínseca na aprendizagem de habilidades motoras
2. Instrução e aprendizagem
(a) Instrução verbal e visual: implicações práticas
(b) Instrução em função do estágio de aprendizagem
(c) Modelamento: modelos habilidosos e em processo de aprendizagem
(d) Quantidade de informação por instrução
(e) Dicas de aprendizagem
(f) Atenção seletiva
(g) Implicações das características da tarefa: ambiente aberto x fechado
(h) Implicações do tipo de tarefa motora: circuito aberto x circuito fechado
3. Feedback aumentado
(a) Papéis do feedback aumentado (informação, atenção e motivação)
(b) Conhecimento de resultados x conhecimento de desempenho
(c) Via sensorial (visual x auditivo x tátil)
(d) Quantidade de informação (quantitativo x qualitativo)
(e) Freqüência do feedback aumentado (individual x intercalado x agrupado x resumido)
(f) Atraso do feedback aumentado (imediato x atrasado)
(g) Fornecimento do feedback aumentado em função da amplitude de erro
(h) Caráter descritivo x caráter prescritivo do feedback aumentado
(i) Características temporais do feedback aumentado
(j) Feedback aumentado concomitante x terminal
(k) Intervalo pré-feedback aumentado e intertentativas
4. Síntese

Referências bibliográficas
Kleiman, M. (1982). The acquisition of motor skill. New Jersey: Princeton Book.
Magill, R.A. (2000). Aprendizagem motora: conceitos e aplicações (5a ed.). São Paulo: Edgard Blucher.
Schmidt, R.A. (1988). Motor control and learning: a behavioral emphasis. Champaign: Human Kinetics.
Schmidt, R.A. & Wrisberg, C. (2001). Aprendizagem e performance motora: uma abordagem da aprendizagem baseada no problema. Porto Alegre: Artmed.
Teixeira, L.A. (1990). Estágios de aprendizagem motora e o processo de interação professor-aluno. Kinesis, 6(1): 23-42.
Teixeira, L.A. (1992). Avaliação do processo ensino-aprendizagem dentro de uma perspectiva cibernética. Kinesis, 9: 11-27.
Teixeira, L.A. (1993). Freqüência de conhecimento de resultados na aquisição de habilidades motoras. Revista Paulista de Educação Física, 7(2): 8-16.
Teixeira, L.A. (2001). Avanços em comportamento motor. Rio Claro: Movimento.
Teixeira, L.A. (2004). Aprendizagem de habilidades motoras na ginástica artística. In: Nunomura, M. & Nista-Piccolo.V.L. (Eds.), Compreendendo a ginástica artística. São Paulo: Phorte. p.77-106.