Efeito
da prática
Conceitos e informações
de pesquisa sobre três aspectos relacionados à aprendizagem
de habilidades motoras: quantidade/distribuição de prática,
variabilidade de prática e transferência de aprendizagem.
Serão abordados não apenas aspectos conceituais, mas
principalmente a aplicação prática em situações
relacionadas à aquisição de habilidades motoras,
destacando-se princípios de manipulação de variáveis,
tais como: aproveitamento do tempo de prática, distribuição
das tentativas e das sessões de prática, forma de variação
das condições de prática e procedimentos para
maximizar a transferência de aprendizagem para novas tarefas
e contextos de execução de uma habilidade.
Objetivo
Transmitir conceitos e princípios de aplicação
prática sobre diversas variáveis que afetam a taxa e
magnitude da aprendizagem de habilidades motoras.
Número
de horas: 30
Conteúdo programático
1. Introdução: variáveis ambientais relacionadas
à aprendizagem motora
2. Variabilidade de prática
(a) Teoria de esquema
(b) Interferência contextual
(c) Tarefas simples e tarefas complexas
(d) Variabilidade de prática em função estágio
de aprendizagem no modelo de Gentile
3. Distribuição de prática
(a) Conceitos
(b) Formas de distribuição de prática dentro
de uma sessão e entre sessões
(c) Causas dos efeitos encontrados
4. Quantidade de prática
(a) Superaprendizagem
(b) Relação entre prática e desempenho
(c) Uso do ambiente para maximizar a quantidade de prática
5. Prática pelo todo x prática pelas partes
(a) Organização x complexidade
(b) Estágio de aprendizagem
(c) Métodos de fracionamento
(d) Uso da atenção
6. Prática mental
(a) Efeitos de aprendizagem e preparação
(b) Estágio de aprendizagem
(c) Natureza das tarefas mais beneficiadas
7. Síntese
Referências
bibliográficas
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Book.
Magill, R.A. (2000). Aprendizagem motora: conceitos e aplicações.
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Schmidt, R.A. (1988). Motor control and learning: a behavioral emphasis.
Champaign: Human Kinetics.
Schmidt, R.A. & Wrisberg, C. (2001). Aprendizagem e performance
motora: uma abordagem da aprendizagem baseada no problema. Porto Alegre:
Artmed.
Teixeira, L.A. (1990). Produção de novos movimentos:
Um teste à hipótese de variabilidade de prática.
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Teixeira, L.A. (2001). Avanços em comportamento motor. Rio
Claro: Movimento.
Teixeira, L.A. (2004). Aprendizagem de habilidades motoras na ginástica
artística. In: Nunomura, M. & Nista-Piccolo.V.L. (Eds.),
Compreendendo a ginástica artística. São Paulo:
Phorte. p.77-106.