Universidade de São Paulo

Escola de Educação Física e Esporte

Departamento de Biodinâmica

Laboratório Sistemas Motores Humanos

Curso de Especialização em Aprendizagem Motora

Apresentação

Programa

Inscrição

Equipe

Metodologia

Requisitos

População Alvo

Cronograma

Custo

 

Efeito da prática

Conceitos e informações de pesquisa sobre três aspectos relacionados à aprendizagem de habilidades motoras: quantidade/distribuição de prática, variabilidade de prática e transferência de aprendizagem. Serão abordados não apenas aspectos conceituais, mas principalmente a aplicação prática em situações relacionadas à aquisição de habilidades motoras, destacando-se princípios de manipulação de variáveis, tais como: aproveitamento do tempo de prática, distribuição das tentativas e das sessões de prática, forma de variação das condições de prática e procedimentos para maximizar a transferência de aprendizagem para novas tarefas e contextos de execução de uma habilidade.

Objetivo
Transmitir conceitos e princípios de aplicação prática sobre diversas variáveis que afetam a taxa e magnitude da aprendizagem de habilidades motoras.

Número de horas: 30

Conteúdo programático
1. Introdução: variáveis ambientais relacionadas à aprendizagem motora
2. Variabilidade de prática
(a) Teoria de esquema
(b) Interferência contextual
(c) Tarefas simples e tarefas complexas
(d) Variabilidade de prática em função estágio de aprendizagem no modelo de Gentile
3. Distribuição de prática
(a) Conceitos
(b) Formas de distribuição de prática dentro de uma sessão e entre sessões
(c) Causas dos efeitos encontrados
4. Quantidade de prática
(a) Superaprendizagem
(b) Relação entre prática e desempenho
(c) Uso do ambiente para maximizar a quantidade de prática
5. Prática pelo todo x prática pelas partes
(a) Organização x complexidade
(b) Estágio de aprendizagem
(c) Métodos de fracionamento
(d) Uso da atenção
6. Prática mental
(a) Efeitos de aprendizagem e preparação
(b) Estágio de aprendizagem
(c) Natureza das tarefas mais beneficiadas
7. Síntese

Referências bibliográficas
Kleiman, M. (1982). The acquisition of motor skill. New Jersey: Princeton Book.
Magill, R.A. (2000). Aprendizagem motora: conceitos e aplicações. São Paulo: Edgard Blucher.
Schmidt, R.A. (1988). Motor control and learning: a behavioral emphasis. Champaign: Human Kinetics.
Schmidt, R.A. & Wrisberg, C. (2001). Aprendizagem e performance motora: uma abordagem da aprendizagem baseada no problema. Porto Alegre: Artmed.
Teixeira, L.A. (1990). Produção de novos movimentos: Um teste à hipótese de variabilidade de prática. Kinesis, 6(2): 187-202.
Teixeira, L.A. (2001). Avanços em comportamento motor. Rio Claro: Movimento.
Teixeira, L.A. (2004). Aprendizagem de habilidades motoras na ginástica artística. In: Nunomura, M. & Nista-Piccolo.V.L. (Eds.), Compreendendo a ginástica artística. São Paulo: Phorte. p.77-106.