Mensuração
e avaliação do comportamento motor
Conceitos sobre mensuração
e avaliação, e informações sobre as diferentes
formas de mensuração do comportamento motor. Serão
apresentadas técnicas de mensuração e análise
do movimento humano, organizadas sob os seguintes temas: cinemetria
(através de cinematografia e goniometria), dinamometria (através
de plataforma de força e dinamômetros), eletromiografia;
precisão espacial e temporal de movimentos; e medidas qualitativas
de desempenho.
Objetivo
Transmitir conceitos e procedimentos práticos relacionados
à mensuração do comportamento motor através
de distintas técnicas envolvendo a medida direta de aspectos
do movimento indicadores de qualidade de desempenho.
Número
de horas: 36
Conteúdo programático
1. Introdução: mensuração e avaliação
do desempenho motor em uma perspectiva multidimensional.
2. Medidas temporais
(a) Tempo de reação simples: visual auditivo e tátil
(b) Tempo de reação de escolha de escolha e de discriminação
(c) Tempo de movimento e tempo de resposta
3. Medidas de erro
(a) Indicadoras de precisão de movimento: erro absoluto, erro
radial e erro quadrático médio
(b) Indicadoras de consistência de movimento: erro variável
(c) Indicadoras de tendência direcional: erro algébrico
(d) Medida de erro durante o movimento
4. Medidas de coordenação
(a) Retrato de fase
(b) Ângulo de fase
(c) Relação de fase
(d) Freqüência de transições de fase
5. Cinemática
(a) Deslocamento, velocidade e aceleração
(b) Eixos de coordenadas em medidas bidimensionais e tridimensionais
(c) Medidas derivadas: picos e intervalos de tempo associados
(d) Uso de câmeras e softwares para análise
6. Cinética
(a) Uso de plataformas de força
(b) Uso de potenciômetros
7. Eletromiografia
8. Análise qualitativa do movimento
9. Síntese
Referências
bibliográficas
Enoka, R. (2001). Neuromechanics of human movement. Champaign: Human
Kinetics.
Knudson, D.V. & Morrison, C.S. (2001). Análise qualitativa
do movimento. São Paulo: Manole.
Magill, R.A. (2000). Aprendizagem motora: conceitos e aplicações.
São Paulo: Edgard Blucher.
Schmidt, R.A. (1988). Motor control and learning: a behavioral emphasis.
Champaign: Human Kinetics.
Schmidt, R.A. & Wrisberg, C. (2001). Aprendizagem e performance
motora: uma abordagem da aprendizagem baseada no problema. Porto Alegre:
Artmed.
Shumway-Cook, A., Woollacott, M. (2003). Controle motor: teoria e
aplicações práticas (2.ed.). São Paulo:
Manole
Teixeira, L.A. (2005). Controle motor: uma introdução.
Barueri: Manole.
Winter, D.A. (1990). Biomechanics and motor control of human movement
(2.ed.). New York: John Wiley & Sons.