Universidade de São Paulo

Escola de Educação Física e Esporte

Departamento de Biodinâmica

Laboratório Sistemas Motores Humanos

Curso de Especialização em Aprendizagem Motora

Apresentação

Programa

Inscrição

Equipe

Metodologia

Requisitos

População Alvo

Cronograma

Custo

 

Mensuração e avaliação do comportamento motor

Conceitos sobre mensuração e avaliação, e informações sobre as diferentes formas de mensuração do comportamento motor. Serão apresentadas técnicas de mensuração e análise do movimento humano, organizadas sob os seguintes temas: cinemetria (através de cinematografia e goniometria), dinamometria (através de plataforma de força e dinamômetros), eletromiografia; precisão espacial e temporal de movimentos; e medidas qualitativas de desempenho.

Objetivo
Transmitir conceitos e procedimentos práticos relacionados à mensuração do comportamento motor através de distintas técnicas envolvendo a medida direta de aspectos do movimento indicadores de qualidade de desempenho.

Número de horas: 36

Conteúdo programático
1. Introdução: mensuração e avaliação do desempenho motor em uma perspectiva multidimensional.
2. Medidas temporais
(a) Tempo de reação simples: visual auditivo e tátil
(b) Tempo de reação de escolha de escolha e de discriminação
(c) Tempo de movimento e tempo de resposta
3. Medidas de erro
(a) Indicadoras de precisão de movimento: erro absoluto, erro radial e erro quadrático médio
(b) Indicadoras de consistência de movimento: erro variável
(c) Indicadoras de tendência direcional: erro algébrico
(d) Medida de erro durante o movimento
4. Medidas de coordenação
(a) Retrato de fase
(b) Ângulo de fase
(c) Relação de fase
(d) Freqüência de transições de fase
5. Cinemática
(a) Deslocamento, velocidade e aceleração
(b) Eixos de coordenadas em medidas bidimensionais e tridimensionais
(c) Medidas derivadas: picos e intervalos de tempo associados
(d) Uso de câmeras e softwares para análise
6. Cinética
(a) Uso de plataformas de força
(b) Uso de potenciômetros
7. Eletromiografia
8. Análise qualitativa do movimento
9. Síntese

Referências bibliográficas
Enoka, R. (2001). Neuromechanics of human movement. Champaign: Human Kinetics.
Knudson, D.V. & Morrison, C.S. (2001). Análise qualitativa do movimento. São Paulo: Manole.
Magill, R.A. (2000). Aprendizagem motora: conceitos e aplicações. São Paulo: Edgard Blucher.
Schmidt, R.A. (1988). Motor control and learning: a behavioral emphasis. Champaign: Human Kinetics.
Schmidt, R.A. & Wrisberg, C. (2001). Aprendizagem e performance motora: uma abordagem da aprendizagem baseada no problema. Porto Alegre: Artmed.
Shumway-Cook, A., Woollacott, M. (2003). Controle motor: teoria e aplicações práticas (2.ed.). São Paulo: Manole
Teixeira, L.A. (2005). Controle motor: uma introdução. Barueri: Manole.
Winter, D.A. (1990). Biomechanics and motor control of human movement (2.ed.). New York: John Wiley & Sons.