Universidade de São Paulo

Escola de Educação Física e Esporte

Departamento de Biodinâmica

Laboratório Sistemas Motores Humanos

Curso de Especialização em Aprendizagem Motora

Apresentação

Programa

Inscrição

Equipe

Metodologia

Requisitos

População Alvo

Cronograma

Custo

 

Funções sensório-perceptivas e atenção

Conceitos relativos à atenção como capacidade limita e atenção seletiva, além das teorias de atenção. Serão abordados também os sistemas sensoriais importantes para o controle de movimentos – tais como, visão, audição, tato e propriocepção - e mecanismos perceptivos que permitem obter informações sobre posição e deslocamento do corpo e de elementos do meio ambiente circundante. Esse tema será tratado a partir de um modelo geral de controle motor, no qual são apresentados os diferentes estágios, e respectivas características, pelos quais passa a informação desde a sua detecção até se transformar em movimentos voluntários. Esse modelo será empregado como referência para organizar o estudo nos três módulos subseqüentes.

Objetivo
Transmitir conhecimentos sobre o sistema sensorial e funções perceptivas relacionadas à motricidade humana, e sobre processos atencionais relacionados ao nível superior de controle e aprendizagem motora.

Número de horas: 30

Conteúdo programático
1. Sistema sensorial
(a) Proprioceptores
Aparelho vestibular e seu papel na regulação do equilíbrio corporal
Órgãos tendinosos de Golgi e seu papel no controle da tensão muscular
Fusos musculares e sua participação no controle de posturas e movimentos
Receptores articulares: informações úteis para o controle motor
(b) Exteroceptores
Audição: aspectos temporais e espaciais
Tato e sua participação no controle de força
Visão: Visão focal e periférica
Perseguição visual de alvos móveis
Sistemas de detecção de movimento
Visão monocular e binocular
Intermitência no uso de informação visual
Canais para processamento de informação visual
2. Funções perceptivas
(a) Atenção seletiva
(b) Reconhecimento de padrões
(c) Antecipação
3. Capacidade de atenção
(a) O processamento de informação ocorre em três níveis de informação
Nível pré-atencional: processos sensoriais
Nível atencional: atividades que requerem recursos limitados de atenção
Nível sub-atencional: coordenação de inúmeras estruturas participantes da ação
(b) Atenção e complexidade funcional
(c) Avaliação do nível de automatização em ações motoras
(d) Teorias de atenção e suas implicações no controle motor
4. Síntese

Referências bibliográficas
Goodale, M.A. (1990). Vision and action: the control of grasping. New Jersey: Ablex.
Magill, R.A. (2000). Aprendizagem motora: conceitos e aplicações. São Paulo: Edgard Blucher.
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Schmidt, R.A. (1988). Motor control and learning: a behavioral emphasis. Champaign, Human Kinetics.
Shumway-Cook, A., Woollacott, M. (2003). Controle motor: teoria e aplicações práticas (2.ed.). São Paulo: Manole
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