Universidade de São Paulo

Escola de Educação Física e Esporte

Departamento de Biodinâmica

Laboratório Sistemas Motores Humanos

Curso de Especialização em Aprendizagem Motora

Introdução

Cronograma

Fase 1

Fase 2

Fase 3

Fase 4

Fase 5

Fase 6

Fase 7

Fase 8

Fase 9

Fase 10

Referências

 

LATERALIDADE & COMPORTAMENTO MOTOR

Fase 1

Introdução ao estudo da lateralidade

Lateralidade é um conceito abrangente, que envolve diferentes aspectos relativos aos hemisférios direito e esquerdo do corpo. De particular importância para o estudo do comportamento motor são as preferências laterais e as assimetrias laterais de desempenho. Resultados de pesquisa têm revelado que existem pelo menos quatro dimensões da lateralidade: manualidade, podalidade, ocularidade e auricularidade. Diferentes modelos de relacionamento entre os hemisférios cerebrais têm sido empregados para explicar as origens neurais das assimetrias comportamentais. A compreensão do relacionamento entre os dois hemisférios cerebrais tem sido ampliada pelo uso de técnicas de rastreamento de atividade cerebral durante a execução de movimentos voluntários. O estudo das preferências laterais tem sido realizado por meio de inventários ou pela observação direta do comportamento, enquanto o estudo de assimetrias de desempenho tem sido conduzido através da comparação da capacidade de movimento entre segmentos corporais dos lados direito e esquerdo do corpo.
Nesta primeira fase de estudo sobre este tema, enfocaremos os modelos de interação entre os hemisférios cerebrais, assim como conceitos e achados de pesquisa referentes à preferência lateral para execução de tarefas motoras. O texto selecionado para este propósito é o capítulo 7 do livro Controle motor (p.298-322).
A partir desta leitura, procure observar atentamente os seguintes pontos do conteúdo selecionado:
1. Existem diferentes dimensões da lateralidade, e a preferência por um dos lados do corpo não é uniforme entre elas.
2. A lateralidade pode ser explicada pela forma de interação entre os hemisférios cerebrais.
3. Apesar da concepção tradicional de que a lateralidade é determinada basicamente por fatores genéticos, existem evidências de que ela é resultado de influência ambiental.
4. Há variação de preferência manual entre diferentes tarefas motoras, o que pode estar relacionado às exigências de controle motor.
Como exercício de fixação, propomos um desafio: Você seria capaz de relacionar 12 conceitos importantes sobre lateralidade, apresentando em seguida sua definição? Indique também um exemplo quando cabível. Depois compare com a nossa seleção de conceitos.