• Contato
  • Contato:

Institucional

Laboratório de Psicossociologia do Esporte – LAPSE

Coordenador: Prof. Dr. Antonio Carlos Simões

Vice coordenador: Prof. Dr. José Alberto de Aguilar Cortez

O Laboratório de Psicossociologia do Esporte – “LAPSE” – foi fundado em 1998 pelo Prof. Dr. Antonio Carlos Simões, com o objetivo criar condições para que seus membros participantes pudessem buscar um marco teórico-prático objetivando desenvolver programas de investigações aplicadas e de intervenção acerca dos fatores neuropsicológicos, biofisiológicos psicológicos, psicossociais, psicopedagógicos, sociopsicológicos e pedagógicos do Esporte, que constituem as linhas de estudos e pesquisas do “Lapse”. Linhas de pesquisas que objetivam estudar e investigar o comportamento humano no segmento das práticas sociais esportivas e esportivas em busca de excelência competitiva. A produção estudos e pesquisas cientificas do “Lapse” é desenvolvida pelos Grupos de Estudos e Pesquisas, denominados de “GEPPSE” / “GEPEFFS” / GYMNUSP”;  estão ligadas com as áreas denominadas Estudos Socioculturais e Comportamentais da Educação Física e Esporte, e Estudos Biodinâmicos da Educação Física e Esportes que compõe o Programa de Pós-graduação da EEFEUSP.

O Lapse realiza atividades referentes a:

  • Aspectos Psico-Sócio Culturais no Esporte
  • Aspectos Psicodinâmicos da Imagem dos Indivíduos no Esporte
  • Comportamento Humano no Esporte de Rendimento
  • Dinâmica das Relações Sociais e Psicológicas nas Instituições e Grupos Esportivos

Linhas de pesquisa ativas do “LAPSE”

Aspectos Psicossociais do Esporte.

Representa quase que totalmente das investigações e análises da produção cientifica nos segmentos das dissertações de mestrado, teses de doutorado, pós-doutorado e artigos originais e de revisões.  Ela se acha intimamente ligada com as linhas do departamento de esporte e com o programa de pós-graduação da EEFEUSP, na área denominada, de: Estudos Socioculturais e Comportamentais da Educação Física e Esporte e; Estudos biodinâmicos da Educação Física e Esporte.

    Objeto de pesquisa:

  • Investigar e analisar os aspectos neuropsicológicos, biofisiológicos psicológicos, sociopsicológicos, psicossociais e intrapessoais.
  • Investigar o intercâmbio de comportamento mantido entre os indivíduos e entre estes e os grupos e instituições esportivas, onde as atitudes e condutas se tornam fundamentais no caminho da excelência competitiva.
  • Investiga e analisa a personalidade, estados de ânimo/emoções, múltiplas inteligências, motivação, níveis de estresse e ansiedade, em comparação com um conjunto de variáveis comportamentais em termos de competência física e de habilidades atléticas na medida em que permanecem sensíveis ao comportamento e desempenho de cada indivíduo.

 

Aspectos Biopsicossociais do Esporte.

Associada às Linhas de Pesquisas do Departamento de Esporte e com o programa de pós-graduação da EEFEUSP, na área denominada Estudos biodinâmicos da Educação Física e Esporte. De estudos dos fatores biopsicossociais e culturais que influenciam no comportamento humano em busca de excelência esportiva.

    Objeto de pesquisa:

  • Investigar e analisar as forças biológicas e psíquicas constitucionais e adquiridas que atuam no comportamento humano no esporte e nos exercícios físicos, segundo indicadores neuro-comportamentais e cognitivos, biofisiológicos e intrapessoais responsáveis pelos processos de ativação e regulação interna que atuam no comportamento humano no mundo do esporte e do exercício físico.

Aspectos Pedagógicos do Esporte.

Intimamente ligada com as linhas do departamento de esporte e com o programa de pós-graduação da EEFEUSP, na área denominada, de: Estudos Socioculturais e Comportamentais da Educação Física e Esporte.

     Objeto de pesquisa:

  • Investigar, analisar e compreender os aspectos pedagógicos relevantes do esporte, a partir dos objetivos e significados das ações esportivas no caminho da formação orientada para as práticas esportivas sociais   e esportivas competitivas.

Conheça os Grupos de Pesquisa do LAPSE

Parcerias
Worcester University Biblioteca Digital Vérsila